Especialistas destacam que medidas corretas de higiene podem prevenir cáries, inflamação nas gengivas, tártaro e perda dos dentes. É recomendado fazer sempre a escovação após as refeições, utilizando fio dental pelo menos uma vez ao dia. Entretanto, recomenda-se, mesmo tomando as medidas corretas de higiene, ir ao dentista, pelo menos uma vez por ano.
É nesse momento que o consumidor deve ter muita cautela para não sentir no bolso o resultado desse serviço. De acordo com a Fundação Procon, há muitas reclamações registradas no órgão sobre: publicidade abusiva, má prestação de serviços, negativa de cancelamento de contrato, falta de informação clara sobre os procedimentos, divergência entre o que está disposto no contrato e a oferta realizada, descumprimento a oferta contratual e publicitária, dificuldades na devolução de cheques emitidos para pagamento em casos de cancelamento de contrato.
Então primeira dica do órgão é: Atenção aos Anúncios de Tratamento Dentário. Informações devem mesmo ser buscadas junto ao consultório odontológico.
O ideal é buscar referências da empresa com amigos que já tenham usado o serviço antes de contratá-lo. Outra forma de ter informações sobre a empresa que pretende contratar é verificar se ela tem algum registro no cadastro Nacional de Reclamações fundamentadas do Departamento de proteção de Defesa do Consumidor – DPDC onde encontrará a lista das empresas mais reclamadas.
Solicite um orçamento detalhado do serviço que será prestado e caso tenha alguma dúvida em relação a qualquer termo, não hesite em perguntar, pois, de acordo com o CDC, as informações devem ser claras, para que o consumidor possa ter perfeita noção do serviço que está contratando. Exija também um detalhamento do procedimento a ser adotado já na Ficha de Planejamento Odontológico.
Nesta ficha deverá ser indicado o material a ser utilizado nas restaurações, por exemplo, faces a serem restauradas dos dentes que serão tratados além do cronograma para conclusão do tratamento, informações sobre os riscos do procedimento e identificação do profissional envolvido, tanto na avaliação quanto no tratamento.
A mesma dica vale para o contrato. Se for preciso, leve para casa antes de assinar para que possa analisar com calma e, se for o caso, peça ajuda para alguém de sua confiança. Na dúvida, não assine. Consulte sempre outro especialista, antes de contratar, para fazer uma comparação de preços e dos serviços oferecidos.
Solicite sempre a Nota Fiscal dos serviços prestados e caso haja algum problema e não consiga a solução junto ao prestador dos serviços, procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.
Consumidor, você tem o direito pleno de informação a respeito do serviço que irá contratar. Trata-se de saber sobre tudo o que ocorrerá: pagamentos, intervenções, materiais utilizados, etc. A recusa desse direito faz com que o serviço seja duvidoso e dá suporte para reclamação junto aos órgãos de proteção: Procon, Ministério da Justiça e o Órgão de fiscalização (Conselho Federal de Ordontologia - CFO).
Fonte: Portal do Consumidor - 15/08/2011
É nesse momento que o consumidor deve ter muita cautela para não sentir no bolso o resultado desse serviço. De acordo com a Fundação Procon, há muitas reclamações registradas no órgão sobre: publicidade abusiva, má prestação de serviços, negativa de cancelamento de contrato, falta de informação clara sobre os procedimentos, divergência entre o que está disposto no contrato e a oferta realizada, descumprimento a oferta contratual e publicitária, dificuldades na devolução de cheques emitidos para pagamento em casos de cancelamento de contrato.
Então primeira dica do órgão é: Atenção aos Anúncios de Tratamento Dentário. Informações devem mesmo ser buscadas junto ao consultório odontológico.
O ideal é buscar referências da empresa com amigos que já tenham usado o serviço antes de contratá-lo. Outra forma de ter informações sobre a empresa que pretende contratar é verificar se ela tem algum registro no cadastro Nacional de Reclamações fundamentadas do Departamento de proteção de Defesa do Consumidor – DPDC onde encontrará a lista das empresas mais reclamadas.
Solicite um orçamento detalhado do serviço que será prestado e caso tenha alguma dúvida em relação a qualquer termo, não hesite em perguntar, pois, de acordo com o CDC, as informações devem ser claras, para que o consumidor possa ter perfeita noção do serviço que está contratando. Exija também um detalhamento do procedimento a ser adotado já na Ficha de Planejamento Odontológico.
Nesta ficha deverá ser indicado o material a ser utilizado nas restaurações, por exemplo, faces a serem restauradas dos dentes que serão tratados além do cronograma para conclusão do tratamento, informações sobre os riscos do procedimento e identificação do profissional envolvido, tanto na avaliação quanto no tratamento.
A mesma dica vale para o contrato. Se for preciso, leve para casa antes de assinar para que possa analisar com calma e, se for o caso, peça ajuda para alguém de sua confiança. Na dúvida, não assine. Consulte sempre outro especialista, antes de contratar, para fazer uma comparação de preços e dos serviços oferecidos.
Solicite sempre a Nota Fiscal dos serviços prestados e caso haja algum problema e não consiga a solução junto ao prestador dos serviços, procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.
Consumidor, você tem o direito pleno de informação a respeito do serviço que irá contratar. Trata-se de saber sobre tudo o que ocorrerá: pagamentos, intervenções, materiais utilizados, etc. A recusa desse direito faz com que o serviço seja duvidoso e dá suporte para reclamação junto aos órgãos de proteção: Procon, Ministério da Justiça e o Órgão de fiscalização (Conselho Federal de Ordontologia - CFO).
Fonte: Portal do Consumidor - 15/08/2011
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