As facilidades e os confortos do gás encanado estão atraindo cada vez mais os consumidores, ao mesmo tempo em que aumentam as reclamações contra o serviço prestado pelas empresas. Em São Paulo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia - Arsesp - registrou 582 reclamações contra o serviço, a maioria contra problemas de faturamento, variação de consumo e prazos. Da mesma forma o Procon.
As possíveis causas para um estranho aumento na conta podem estar relacionadas à existência de um vazamento, irregularidade nos equipamentos e no funcionamento do medidor.
"Se ficar comprovado que o valor desproporcional na conta de gás encanado é por algum erro no medidor, é obrigação da empresa trocar o aparelho e restituir o consumidor, caso já tenha pago essa conta" diz o representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
Mas como o consumidor pode perceber que o relógio está com problemas? Visor embaçado e lacre rompido são sinais que indicam alguma anomalia. Se isso acontecer, acione a empresa.
Podem ocorrer também problemas na hora de o técnico da concessionária realizar a leitura. Foi o que aconteceu com a relações públicas Graciela Binaghi, de 57 anos, que tem tido constantes problemas com as leituras de consumo e contas da Comgás. "Nos últimos oito meses, a empresa não realizou as leituras do meu consumo dizendo que não teve acesso ao relógio; deliberadamente estabeleceu um valor de consumo estipulado e passou a cobrar este valor."
Sobre o caso de Graciela, a Comgás informa que realmente a cliente tem direito à devolução do valor de R$ 220,93, que será realizada através de crédito nas próximas contas de gás.
Fonte: Jornal da Tarde
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