sábado, 9 de abril de 2011

Páscoa: consumidor paga mais caro pelo ovo com brinde

Ovos recheados com brinquedos são os que mais pesam no bolso do consumidor.

Mais que chocolate, os ovos de páscoa vêm recheados com brindes cada vez mais sofisticados. Bonecas, brinquedos, lanternas e até mesmo gravadores são alguns dos brindes que o consumidor encontra nos ovos. Mas esse "brinquedinho" custar muito caro para o consumidor.

O que atrai as crianças são as embalagens coloridas, as propagandas e o brinquedo. Os ovos de personagens e times de futebol são os mais solicitados pelos pequenos - e também os mais caros.

Em uma pesquisa realizada, o Idec analisou 12 ovos de páscoa de seis marcas: Arcor, Ferrero, Garoto, Kraft, Nestlé e Village nºs 12, 14 e 15 do tipo mais simples (chocolate ao leite). O principal objetivo da pesquisa era avaliar a presença de apelo ao público infantil nas embalagens.

CHOCOLATE X BRINDES
A partir dos resultados, o Instituto constatou que o consumidor paga cerca de R$ 23,53 em um ovo de 180 gramas com brinde. Já um ovo sem brinde, porém com 60g a mais, fica em torno de R$ 22,02. Na conta proporcional, o ovo com brinde é 42% mais caro.

A diferença fica ainda maior se a comparação for feita com uma barra de chocolate de 170g e um ovo com brinde de 180g. Para se ter uma ideia, 100g desse ovo custas três vezes e meia a mais que a mesma quantidade do chocolate ao leite da barra. Para a assessora do Idec, Silvia Vignola, a diferença entre os preços mostram pelo que o consumidor realmente paga. "Tamanha discrepância deixa claro que o consumidor não paga pelo chocolate em si, mas pelo imaginário em torno do ovo de Páscoa", afirma representante do IDEC.

Com ou sem brinquedo, o preço dos ovos em geral subiu cerca de 21% em relação ao ano passado.

VALE A PENA?
Para o IDEC, ao comprar um ovo de páscoa com brinde, além do custo mais alto os pais podem acabar tendo de lidar com a frustração dos filhos. "As crianças muitas vezes podem se frustrar, porque a imagem que tem na embalagem não corresponde aos brindes internos. Podem não ser as mesmas cores e às vezes são muito menores".

Para diminuir o custo, os pais podem criar alternativas. "Às vezes é mais indicado que os pais comprem brinquedos separados junto com os chocolates em barra ao leite, se a criança fizer questão de consumir".

Fonte: Consultor Jurídico.

Um comentário:

  1. Tá explicado porque não posso pedir ovo de páscoa com brinquedo!!!! Os ovos estão realmente caros! Bom post!

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!