sexta-feira, 16 de março de 2012

Correntistas devem tomar cuidado ao acessar contas pela internet

 
Principal recomendação é não acessar o site do banco por computadores compartilhados (públicos). Veja dicas para se proteger e evitar prejuízos. 

De uma hora para outra, 7.800 reais sumiram da conta do militar da reserva, Ramão Carazzoni. A transferência foi feita pela internet. Ele não sabe como os bandidos conseguiram a senha. “Eu descobri só na hora que eu vi o extrato, diz ele.

Os ladrões ficam de olho na hora em que os correntistas digitam a senha no caixa eletrônico e usam a sua senha para roubar o dinheiro na página do banco na internet, por isso é importante cobrir o teclado, na hora de sacar.

Também existem quadrilhas que só agem pela internet. Mandam e-mails falsos com links que instalam vírus espiões e copiam as senhas. “As pessoas são curiosas e acabam clicando, e se elas não estiverem com tudo em dia, com o computador atualizado, antivírus atualizado, tudo certinho, elas acabam sem querer, instalando um programa, que é um cavalo de troia, ou um vírus que guarda todas as senhas que você digita, explica Rafael Coninck Teigão, analista de sistemas.

Evite abrir e-mails, supostamente enviados por bancos. “Normalmente os bancos enviam e-mails e quando enviam são só informações. Não têm links para clicar ou espaço para transação, alerta.

A principal recomendação é nunca acessar o banco de computadores compartilhados por muita gente. Isso vale para lan houses, cyber cafés e máquinas de hoteis, por exemplo. Outras pessoas podem instalar programas para descobrir as senhas.

ORIENTAÇÕES:
 
- no computador pessoal, não use programas piratas.
- não entre na página do banco clicando em links que chegam por email.
- digite o endereço completo. Preste atenção na sigla https. O "s" significa que o site é seguro.
 
O correntista que desconfiar de fraude deve imprimir um extrato, pedir para o gerente do banco bloquear a conta, e procurar a polícia para fazer um boletim de ocorrência.

A pessoa que utiliza o cartão não está no mesmo local de onde parte a conexão. Geralmente o dinheiro é enviado para contas correntes em outras unidades federativasdeclara Demétrius de Oliveira, delegado.

Vale ressaltar que, casos assim, envolvem a segurança do próprio sistema bancário, de responsabilidade da instituição financeira. Em outras palavras, se comprovada falha na prestação de serviço online, o banco tem o dever de indenizar o dano sofrido pelo cliente e consumidor.

Fonte: Agência de Notícias

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