quarta-feira, 6 de abril de 2011

Evitar varizes é possível

Especialistas recomendam mudança de hábitos alimentares e fazer exercícios

Antes de culpar mãe, avó ou qualquer outro parente por você ter tendência a desenvolver varizes, repense seus hábitos. Isto é o que recomendam os especialistas. De acordo com eles, o aparecimento das veias altas e azuladas, que atinge 40% da população adulta, pode ser prevenido ou até minimizados com cuidados básicos, como exercitar os membros inferiores, ter boa alimentação e não exagerar no uso de salto alto.

Segundo o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero, ter uma vida saudável é a forma mais eficaz de evitar o aparecimento de varizes.

Pessoas que se exercitam e tem uma alimentação rica em fibras sofrem menos com questões de sobrepeso e prisão de ventre. Estes fatores são obstáculos, na região do abdômen, à volta do sangue das pernas para o coração. É isso que faz as veias enfraquecerem e dilatarem, causando as varizes”, explica Eduardo.

O médico alerta ainda para outros fatores. Tabagismo, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal na menopausa, além do uso frequente de salto alto, dificultam o mecanismo de retorno do sangue. Mas não é optando por mudar apenas um destes hábitos que as varizes serão evitadas. “Pra se prevenir é preciso mudar os hábitos em conjunto”, propõe Eduardo.

Caso as varizes já existam, tratamentos como aplicação de laser e uso de medicamentos ajudam a amenizar o desconforto causado pelos vasos doentes ainda não aparentes. Quando os vasos começam a ficar visíveis, a solução é a escleroterapia. Já para vasos maiores, a cirurgia vascular pode resolver o problema. “Quanto mais cedo começam os cuidados com as varizes, menores serão os problemas futuros”, conclui Fávero.


MOVIMENTE-SE
Ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé só é fator de risco para varizes se a perna ficar parada. Mexa-se, pelo menos, a cada duas horas.

BOA ALIMENTAÇÃO
Uma dieta saudável, rica em fibras e líquidos, ajuda a evitar a prisão de ventre.

EXERCÍCIOS
A prática de atividades físicas colabora com a perda de peso e aumenta a força de contração dos músculos das pernas, tornando-as bombas musculares.

SEM BARRIGA
O excesso de gordura abdominal também dificulta o retorno do sangue.

CIGARRO
Fumar causa danos às paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, aumenta a predisposição à trombose, fator de risco para o surgimento de varizes.

Fonte: O Dia Online - 31/03/2011

Um comentário:

  1. Boa Noite!
    Muito obrigado pelo esclarecimento quanto a cobrança dos famosos 10% do garçom.
    Estivemos buscando informações a respeito desse tema e nos sites visitados não foram claras e objetivas as respostas.
    E aqui pudemos saber mais e de maneira simples.
    Nossos filhos passaram por um constrangimento e vamos tomar providências.
    Mais uma vez obrigado, Mirna.

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!