1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:
Itaú | 0800- 5700011 |
Caixa Econômica Federal | 0800 725 7474 |
Banco do Brasil | 0800-729 5678 |
HSBC | 0800-701-3904 |
Bradesco | 0800 704 8383 |
Unibanco | 0800 722 6281 |
Santander | 0800 726 0322 |
Banco Real | 0800-286-8787 |
NCNB | 0800-770-6884 |
Safra | 0800 770 123 |
Banrisul | 0800-6442200 |
3 - Registre reclamação no Banco Central (Bacen).
É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345, por carta (Bacen - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br
4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: www.mj.gov.br/controleprocon
5 - Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.
Outra providência que você poderá tomar:
- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.
Fonte: IDEC
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