quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Danone deverá pagar uma milionária multa por mentir sobre os benefícios do Activia e do Actimel

A publicidade dizia que Activia ajuda a regular “o trânsito lento”

A empresa de lácteos Dannon CO. aceitou pagar US$ 21 milhões por exagerar as propriedades saudáveis de seu iogurte Activia e a bebida láctea DanActive.

Nas publicidades de ambos os produtos, a empresa assegura que as bactérias benéficas em seu iogurte Activia ajudam a aliviar a constipação e que sua bebida DanActive (como se conhece o Actimel nos EUA e Canadá) aumenta a imunidade. Mas a Comissão Federal de Comércio disse que não há sentenças científicas que avalizem as "bondades" que a marca anuncia em suas publicidades.

Deverá ser eliminada a publicidade que indica que estes produtos ajudam a evitar resfriados e gripes, ou a contribuição que realizam na regulação do espaço intestinal.

“Conto probiótico”

Os fiscais gerais de 39 estados chegaram a um acordo de US$ 21 milhões com o Danone sobre as reclamações de comercialização.

“Os consumidores querem e têm direito à informação precisa quando se trata de sua saúde”, disse o presidente da FTC, Jon Leibowitz, em um comunicado. “Empresas como Danone não devem exagerar o aval científico para seus produtos”.

No Brasil, a publicidade enganosa é crime e atenta contra os direitos dos consumidores.

Fonte: BBC - 21/01/2011

3 comentários:

  1. BOA TARDE!

    FUI AO BANCO DO BRASIL EM MADUREIRA -RJ ( 0091-4) RENOVAR O MEU CDC E O GERENTE SIMPLESMENTE INFORMOU QUE NÃO PODERIA E PARA COMPLETAR ME TRATOU COM DESCASO.QUESTIONEI O MOTIVO E INFORMOU QUE NÃO SABIA O MOTIVO. E PARA COMPLETAR NÃO ME DEU MAIS NENHUMA OPÇÃO DE CRÉDITO.
    INFORMO QUE QUITEI TODAS AS PARCELAS DO EMPRÉSTIMOS E ALÉM DISSO, A MINHA CONTA É ANTIGA E POSSUO PRODUTOS COM O BANCO DO BRASIL, COMO SEGURO DE VIDA, BRASIL PRÉVI JR, ETC.
    GOSTARIA DE SABER SE O MOTIVO, É QUE NAQUELA DATA ESTAVA COM SALDO DEVEDOR ?E TAMBÉM, SE O GERENTE PODE NEGAR A INFORMAÇÃO DO PQ DE NEGAR A MINHA RENOVAÇÃO DO CDC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode negar a informação relativa ao consumidor. Todavia, quando se trata de negociação de dívida, a questão deve ser livre para ambas as partes. Abs

      Excluir
  2. BOA TARDE,


    EFETUEI HOJE DIA 15/10/2013 ÁS 15:34 UMA LIGAÇÃO PARA A OPERADOR TIM *144 NO QUAL A PRIMEIRA LIGAÇÃO FUI ATENDIDA PELO FUNCIONÁRIO DE PRÉ-NOME PEDRO.SOLICITEI AO MESMO UMA INFORMAÇÃO COM RELAÇÃO A PROMOÇÃO CHAMADA INTERNACIONAL TIM ( INFINITY+LIBERTY APARTIR DE R$ 0.20 P/MIM A CHAMADA). VEJAM BEM, O TAL FUNCIONÁRIO ME DIZ POR TELEFONE QUE EU ESTOU ERRADA, QUE ESTAVA INFORMAÇÃO NÃO EXISTE E EU INSISTO EM DIZÊ-LO QUE ESTOU NA FRENTE DO COMPUTADOR NO SITE DA TIM E ESTA PROMOÇÃO ESTAR A NÍVEL BRASIL, PASSANDO DIRETO NA TELEVISÃO E COMO É QUE NÃO EXSTE A PROMOÇÃO CHAMADA INTERNACIONAL? COMO ELE ME DIZ QUE NÃO EXISTE?? O FUNCIONÁRIO EM NENHUM MOMENTO EXITOU EM PROCURAR EVIDENCIAR O FATO E INSISTIU QUE ESTAVA INFORMAÇÃO NÃO EXISTE!! OU SEJA ME CHAMOU DE MENTIROSA? QUE DIZER QUE NÓS CLIENTE DESTA PRESTADORA DE SERVIÇO TIM CELULAR SOMOS TRATADOS ASSIM POR CERTOS FUNCIONÁRIOS QUE NÃO SABEM NEM EXERCER A FUNÇÃO NO QUAL LHE CABEM?? NO DECORRER DESTA SITUAÇÃO O FUNCIONÁRIO DE PRÉ-NOME PEDRO ''DERRUBOU A LIGAÇÃO " QUANDO EU SOLICITEI QUE QUERO FALAR COM O SEU SUPERIOR ,ALGUÉM ACIMA DE VOCÊ..A LIGAÇÃO SIMPLESMENTE CAIU!!

    RETORNEI NOVAMENTE A LIGAÇÃO PARA A OPERADOR TIM CELULAR E FUI ATENDIDA POR OUTRO FUNCIONÁRIO QUE CHAMA-SE CAIO . SOLICITEI A MESMA INFORMAÇÃO DA PROMOÇÃO CHAMADA INTERNACIONAL. E PARA MINHA SURPRESA ME ATENDEU BEM E SOUBE EXPLICAR TODAS AS INFORMAÇÕES AO CONTRÁRIO DO FUNCIONÁRIO ANTERIOR PEDRO ...EM NENHUM MOMENTO ELE ME DISSE QUE ISSO NÃO EXISTIA...QUAL FUI INFORMADA DE TODAS AS INFORMAÇÕES EXPLIQUEI A ELE O QUE OCORREU MINUTOS ANTES DE SER ATENDIDA POR ELE E QUERIA FALAR COM O SUPERIOR DO ATENDIMENTO OPERACIONAL DE TELEMARKETING. MAIS UMA VEZ O MESMO EDUCADO ME DIRECIONOU PARA O SUPERVISOR DE ATENDIMENTO DA TIM .O SENHOR CHARLES QUE EXPLIQUEI O TODO OCORRIDO E QUE IRIA DENUNCIAR O FUNCIONÁRIO DE PRÉ-NOME PEDRO NA ANATEL E NO SITE RECLAME-AQUI POIS ISTO NÃO É UM TIPO DE COLABORADOR QUE A TIM DEVERIA TER NO QUAL O MESMO NEM SABE O QUE ESTAR FAZENDO NO SETOR E AINDA IMPLICITAMENTE ME CHAMA DE MENTIROSA? É CORRETO ISTO?OU ELE NÃO CONHECE A LEI DO CONSUMIDOR SUJEITO A MULTA E INDENIZAÇÃO DE DANOS MORAIS?????

    ResponderExcluir

Obrigado pela participação!