segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nas férias, consumidores devem fugir dos pacotes de viagem muito baratos

Episódios que envolvem desacertos na reserva das diárias do hotel, cancelamentos de voos ou de pacotes de viagens completos, sejam eles para destinos locais ou internacionais, são  altamente incômodos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) essa é a época do ano em que mais ocorrem problemas desse tipo.

Essa época do ano é que começa a onda de reclamações, quando as pessoas descobrem o que deu errado no planejamento das férias.

A bancária Ely Freire, 53 anos, está diante de um impasse semelhante. Ela programou uma folga entre 4 e 11 de dezembro para ir ao Chile e à Argentina com a irmã. “Optamos por um pacote anunciado em um site de compra coletiva. Fizemos o pagamento e mandamos diversos e-mails para confirmar a data na agência responsável. O problema é que a empresa que ofereceu o serviço desapareceu”, conta a bancária, que chegou a colocar reclamações no Facebook. “A rede de compra coletiva entrou em contato para dizer que houve um problema, mas que eles iriam honrar o compromisso.” Apesar da promessa, não foi feito nenhum novo contato. “Eu já vi que não vou mais viajar. É um prejuízo moral e financeiro”, reclama. 

Parte dos aborrecimentos pode ser evitada se o consumidor se prevenir. Ninguém faz milagre, por isso, não acredite em preços muito baixos. Até as fotos vistas pelos sites devem ser enxergadas com desconfiança, porque são tratadas e a condição de hotéis e de pousadas pode ser muito inferior ao que é mostrado.

PROTEJA-SE
- Antes de fechar o pacote de viagem, procure saber sobre a idoneidade da empresa contratada. Se se tratar de sites coletivos, ligue antes para a empresa de viagens, confirmando a oferta.

- Procure formas seguras de pagamento, tal como cartão de crédito e cheques cruzados.

- Fique atento para preços baixos demais. Geralmente a empresa não consegue cumprir com o prometido.

- Cuidado com pacotes que marcam a volta para o período da noite, já que as diárias do hotel duram até meio-dia. Já houve caso de pessoas que foram para a praia e, quando voltaram ao hotel, viram todos os pertences espalhados pela recepção.

- Para maior segurança, confirme a marcação da empresa de viagens junto ao hotel e à empresa de aviação.

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