segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Caixas eletrônicos: mais sujos que banheiro público


Germes e bactérias que se instalam nos teclados são capazes de causar vários tipos de doenças, principalmente em pessoas que estão com a imunidade baixa

Depois de usar o caixa eletrônico, lave as mãos. Uma pesquisa feita na Inglaterra constatou que as máquinas de atendimento automático de bancos são tão sujas e cheias de germes quanto vasos sanitários de banheiros públicos. Os pesquisadores analisaram amostras da superfície de caixas de lugares movimentados como supermercados, postos de gasolina, agências bancárias e shoppings, e compararam com privadas dos mesmo locais.

Bactérias como a pseudomonads e a bacillus, que podem causar diarreia, foram encontradas em todas as amostras dos caixas. O fato impressionou os cientistas, que afirmaram ter encontrado traços de muitas outras no teclado da máquina e também em telefones públicos, pontos de ônibus, estações de trem, além de assentos e interior do metrô e de ônibus.

Todos estes lugares podem conter outros microorganismos que fazem mal à saúde, principalmente de quem tem a imunidade baixa. Diarreia e vômito, infecções e parasitoses intestinais são algumas das doenças

“Em lugares públicos, podemos encontrar alguns vírus, como o da Hepatite A, o da gripe, o Rotavírus e o Norovírus, além de outras bactérias, como a que causa conjuntivite. Quanto pior a condição de higiene da população, mais germes e mais doenças poderão aparecer”, afirma Migowski.

PRESTE ATENÇÃO

ÁGUA E SABÃO
Lave as mãos com água e sabão sempre que possível. Manter as mãos limpas é importante para evitar a contaminação por boca, nariz e olhos.

ÁLCOOL EM GEL
No caso de não haver como lavar as mãos, o álcool em gel é uma boa opção de higienização. Embora não remova a poeira das mãos, mata as bactérias.

Fonte: O Dia Online - 14/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação!